13ª BIENAL DA UNE
OFICINAS

DIA 02/02

Tema: Oficina Rebolativa

EMENTA

A oficina terá estímulo da música funk na qual busca experimentar através de movimentos de quadril uma circularidade que se desdobra no rebolado.

Jacki Karen [@jacki_karen] é artista, dançarina e coreógrafa formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa em dança funk na qual busca promover o empoderamento das mulheres através do rebolado.

JACKI KAREN

Jacki Karen é dançarina profissional, coreógrafa, professora e diretora de movimento. Natural de Ribeirão Preto- SP iniciou seus estudos em danças urbanas ainda na adolescência. Graduada no curso de dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolveu em seu trabalho final e autoral o espetáculo de dança teatro Mina Rodada, no qual aborda questões sobre o empoderamento feminino e o rebolado. Em 2022 integrou junto a outros 50 artistas o primeiro ciclo do projeto EstudeoFunk onde visa a aceleração artística para funkeiros.

DIA 03/02

Tema: Ciclos da Memória e Perversão

EMENTA

Círculos de Memória e Perversão é uma aulamestra construída para estimular a descontinuidade e a transgressão visual. Um espaço seguro para fotógrafes e artistas criarem novos vocabulários. As pessoas são convidadas a contribuir, com confissões e imagens, para a cartografia das aulas, culminando em um mapa (multi)biográfico. Através de um número cada vez maior de trabalhos em fotografia e cinema, tentamos compreender como se constroem autobiografias dissidentes. Como conseguimos conceber nossa história apesar dos regimes heterossexistas, das subjetividades encarceradas e dos diversos processos de mutilação narrativa. Todes são bem-vindes.

RODRIGO MESSINA PINHEIRO

Rodrigo Masina Pinheiro (1987) é artista visual nascide e criade entre Vila da Penha e Inhaúma, no Rio de Janeiro. Utiliza diferentes suportes em seus trabalhos, como fotografia, filme-ensaio e escultura. Sua série intitulada "GH, Gal e Hiroshima", feita em colaboração com a artista Gal Cipreste Marinelli, foi uma das 10 finalistas do prêmio Louis Roederer Discovery Award no Les Rencontres d'Arles 2022 e indicada ao prêmio principal do Gomma Grant. Em 2022, venceu o primeiro lugar no Photo Prix Aliança Francesa e integrou a publicação The Eyes - [After]care, com curadoria da fotógrafa espanhola Laia Abril, lançada durante o Paris Photo 2022. Em 2021, conquistou o primeiro lugar no PhMuseum Photography Grant. Masina foi selecionade pelo Prêmio Pierre Verger (Bahia) e pelo X Diário Contemporâneo de Fotografia (Pará) com a série Não leve flores. Já realizou três exposições individuais, na Galeria Refresco (RJ, “Não leve flores”, 2020), Galeria Oriente (RJ, “Amavisse”, 2019) e Ateliê da Imagem (RJ, “Tornaras”, 2018). Participou de coletivas e festivais em várias partes do mundo. Junto com Ton Zaranza e Rochelle Guimarães, Masina fundou a editora independente Chorona, dedicada à fotografia e à literatura.

Tema: Narrativas sustentáveis, confecção de fanzine em papel reciclado

EMENTA

O Fanzine, também chamado de zine, é uma forma de publicação independente com a possibilidade de abordar vários temas e ser realizado de diversas formas. Nessa oficina vamos trocar ideias sobre a história dos zines, seu papel histórico na arte e comunicação popular. E para além disso, faremos um fanzine que irá materializar nossa troca nessa 13ª Bienal da UNE - Festival dos Estudantes.

DUDA DAHOUI

Duda Dahoui é uma multiartista, batuqueira, ilustradora, poeta e fanzineira. Trabalha a troca de saberes e arte impressa através das oficinas de Fanzines. Militante do Levante Popular da Juventude, e cria da zona oeste do Rio de Janeiro, traz suas experiências periféricas na ânsia por uma arte democrática, popular e acessível, é uma multiartista, batuqueira, ilustradora, poeta e fanzineira. Trabalha a troca de saberes e arte impressa através das oficinas de Fanzines. Militante do Levante Popular da Juventude, e cria da zona oeste do Rio de Janeiro, traz suas experiências periféricas na ânsia por uma arte democrática, popular e acessível.

DIA 04/02

Tema: Moda Sustentável e Estética Marginal

EMENTA

A oficina vem para pensar e praticar moda sustentável como forma de potencializar narrativas afro-indígena-brasileira, sejam elas: urbanas, faveladas, litorâneas e interiorizadas. Resgatando saberes manuais e técnicas artesanais da memória afetiva, ancestral e convivência familiar. Trazendo o reuso e a ressignificação como identidade estética e liberdade artística. Transformações de peças comuns e “padrões” em vestimentas originais e autênticas. Pensar uma moda que liberta e que contraponha, a partir do potencial criativo e autoral, a 2ª maior indústria poluidora e violenta do Mundo.

MARIA GABRIELLY DANTAS RODRIGUES

Maria Gabrielly Dantas Rodrigues é designer de moda pela UNIFBV, afroempreendedora, estilista, figurinista, stylist e produtora de moda. Ativista e educadora socioambiental, co-fundadora da marca preta sustentável Cabrochas e ecoconstrutora da Casa de Sal, 1ª casa de garrafa de vidro de Pernambuco.

Tema: Roteirizando as linhas de um Brasil futuro

EMENTA

Abordagem dos elementos fundamentais para desenvolvimento e escrita de roteiros para obras audiovisuais. Estudo dos aspectos teóricos, estéticos, técnicos e funcionais da construção e formatação de narrativa e da dramaturgia para material audiovisual.

DANI BALBI

Dani Balbi é a primeira professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciência da Literatura, Professora de Comunicação e Realidade Brasileira na Escola de Comunicação – Eco/Ufrj e roteirista. De Engenho Da Rainha, bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Militante do PCdoB há 18 anos, integra a direção nacional do Partido e participa das lutas estudantis, do movimento negro, LGBTQIA+ e de Mulheres, passando por entidades como a UBES, UNE, ANPG, UJS, UNEGRO, UBM e UNALGBTI.

icone-scroll