13ª BIENAL DA UNE
ITINERÁRIO DOS PASSEIOS PELO LADO C

2° dia | 3 de fevereiro | sexta feira

MANHÃ de 09:00 às 17:00H

Lado C² Polo Tecnológico da UFRJ + Complexo da Maré

O Parque Tecnológico da UFRJ é um ambiente de inovação dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como objetivo promover a interação entre a universidade – alunos e corpo técnico-acadêmico – e as empresas. Nossa missão é gerar conexões que potencializem a transformação do conhecimento em inovação, fortalecendo a UFRJ e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A Redes da Maré é uma organização da sociedade civil, que nasceu da mobilização comunitária a partir dos anos 1980, nas favelas da Maré. Formalizada em 2007, tem como missão tecer as redes necessárias para efetivar os direitos da população do conjunto de 16 favelas da Maré, onde residem mais de 140 mil pessoas.

Lado C³ Científico-Cultural-Comunitário : Visita ao Laboratorio Nacional de Ciências da Computação + Casa de Santos Dummont + Centro Histórico de Petrópolis

Petrópolis é uma cidade que respira cultura e ciência. Você sabia que é aqui que está o Supercomputador, do Laboratório Nacional de Ciência da Computação? E que essa é a cidade escolhida por Santos Dumont, inventor do avião, para passar seus verões criativos?! Ao final faremos um passeio pelo Centro Histórico de Petrópolis até o Festival LGBTQIA+ Petrópolis.

Circuito Caminho Niemeyer em Niterói

Você sabia que Niterói é a segunda cidade depois de Brasília com mais obras do arquiteto Oscar Niemeyer? Nessa visita mediada faremos um passeio ao conjunto arquitetônico de Museus e Equipamentos Culturais projetados pelo mundialmente conhecido arquiteto Oscar Niemeyer. A visitação terá início no Teatro Popular Oscar Niemeyer e seguirá até o Museu de Arte Contemporânea (MAC), seguindo o caminho pela orla de Niterói. Fecharemos em grande estilo o dia subindo o morro do Palácio para visita ao MACquinho, única construção arquitetônica de Niemeyer dentro de uma favela. Lá, seremos recepcionados pela Comunidade Afrocultural Iyalodé.

Circuito Cultura e Território em Niterói

Recepção e boas vindas no Quintal dos Pescadores, Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Niterói. Após conversarmos um pouco sobre a pesca artesanal, faremos uma caminhada a pé (subida leve de 30min) até a Área de Proteção Ambiental Morro das Andorinhas, com uma vista incrível da região oceânica de Niterói e do Rio de Janeiro. Na descida, visitaremos o Museu de Arqueologia de Itaipú MAI e teremos um tempo livre para, claro, também curtir a praia.

Das estrelas a Boa Vista : Observatório do Valongo + Museu Nacional

O Observatório do Valongo fica no Morro da Conceição, local de importância histórica do Rio Antigo. Será oferecida uma visita pelo campus, espaços museológicos e cúpulas dos telescópios astronômicos. A visita ao Museu Nacional, que sofreu um incêndio recentemente, consistirá na apresentação institucional, atualização dos trabalhos de reconstrução, e mediação das duas exposições que estão ocorrendo no Paço e entorno. Tudo acompanhado dos mediadores capacitados para a ação.

3° dia | 4 de fevereiro | sábado

MANHÃ de 09:00 às 17:00H

Circuito Afetivo por Oswaldo Cruz e Madureira + Samba no Trem + Visita a Quadra da Portela

De trem da Central do Brasil partirão os estudantes guiados pelo cavaquinho do cantor e compositor portelense, Wanderley Monteiro. Desembarcando em Oswaldo Cruz, seguirão com uma aula de campo pela Área de Especial Interesse Cultural, criada oficialmente pela Lei nº 6483, acompanhados pelo departamento cultural da Portela, em um mergulho na importância da cultura do samba para Madureira, Oswaldo Cruz e toda a cidade do Rio de Janeiro. A nossa viagem sentimental termina da melhor forma, na quadra do G.R.E.S. Portela.

Aldeando a Bienal (Visita ao Museu do índio + Aldeia Maracanã + Ritual do Maracá)

Visita ao Museu do Índio, em Botafogo, seguindo para a Aldeia Maracanã. O objetivo é tratar sobre a questão indígena em contexto urbano. Será realizado o ritual do maracá com o Povo Guajajara, oferecido pelo Tio Zé Urutau.

Circuito Afrocentrado pela Pequena África

O projeto Negrociando História apresenta: História Negra Brasileira - aquela que os livros não contam. O roteiro é fantástico, mas, prepare-se para a caminhada. Pega a visão: Museu de Arte do Rio, Largo São Francisco da Prainha, Pedra do Sal, Cais do Valongo , Jardim Suspenso, Casa da Tia Ciata, Instituto Pretos Novos, Almoço, Largo de Santa Rita, Avenida Rio Branco, Casa Franca Brasil, Igreja Santa Cruz dos Militares, Rua do Ouvidor e Rua Direita, Praça XV, Palácio Tiradentes. A pausa para descanso acontecerá no aprazível Quilombo Cultural Urbano Casa do Nando que tem como uma das suas principais atividades a culinária.

CPX (Cartografando o complexo do alemão + Instituto raízes em movimento + Centro de integração na serra da misericórdia )

O projeto CARTOGRAFANDO O COMPLEXO DO ALEMÃO fará a recepção dos estudantes na entrada da favela (Estrada do Itararé, 200) subirá conosco pelas ruas e becos até a sede do Instituto Raízes em Movimento no Morro do Alemão. Haverá contação de histórias e memórias sobre o Complexo do Alemão e no alto do morro haverá uma apresentação panorâmica de todo o Complexo do Alemão, permeando com causos, questões, história e lutas locais;

icone-scroll